terça-feira, 25 de julho de 2023
segunda-feira, 24 de julho de 2023
domingo, 23 de julho de 2023
quinta-feira, 20 de julho de 2023
domingo, 9 de abril de 2023
2º ciclo | Área 1: O Corpo Sexuado Tema 3 : Mudanças pubertárias
Justificação
A adolescência começa com o início da puberdade que consiste numa série de modificações biológicas, sociais e psicológicas.
Uma dos mais importantes modificações é o crescimento e a entrada em funcionamento dos órgãos sexuais (caracteres sexuais primários). Também se observam outras transformações, como por exemplo, o crescimento da barba e dos seios (caracteres sexuais secundários).
A idade em que se iniciam as modificações pubertárias é variável, quer em relação aos sexos quer aos ritmos de desenvolvimento de cada indivíduo. As raparigas podem tornar-se púberes a partir dos 9/10 anos (1° menstruação — menarca) e os rapazes a partir dos 10/11 anos (possibilidade das 1° ejaculações).
Nesta fase de desenvolvimento os interesses são variados e incluem temas relacionados com a sexualidade, associados mais ao "querer saber tudo"do que com as suas vivências pessoais nessa área.
A aproximação a um corpo "adulto" faz surgir sentimentos diversificados, principalmente de vergonha, timidez, pudor e ansiedade e, também, aumento do desejo sexual e das sensações eróticas. O desejo sexual, nestas idades, centra-se mais na exploração relacionada com a busca do prazer sexual o que inclui, por vezes, o comportamento de masturbação e as carícias mútuas. Os objectos de desejo relacionam-se, frequentemente, com pessoas famosas "ídolos" ou com pessoas que conhecem e que são percepcionadas como "modelos ideais".
Nestas idades as relações pessoais entre os sexos assumem um carácter ambivalente, ou seja, se por um lado se verifica a tendência de constituir "grupos sexistas" (só com rapazes ou só com raparigas) por outro lado são frequentes os "jogos" de provocação e sedução entre os sexos (apalpões, beijos roubados, paixões escondidas, ...).
Objectivos pedagógicos
Ao nível dos conhecimentos, contribuir para que cada aluno/a adquira saberes relacionados com:
A puberdade, como um dos períodos significativos do desenvolvimento humano;
As mudanças da puberdade: biológicas, sociais e psicológicas; - os caracteres sexuais primários e secundários.
Os comportamentos sexuais: masturbação, carícias mútuas, fantasias sexuais, ...
Ao nível das atitudes/comportamentos, contribuir para que cada aluno/a fique predisposto a:
Respeitar-se a si e aos outros relativamente aos ritmos de desenvolvimento;
Demonstrar tolerância e compreensão perante a diversidade humana;
Partilhar as suas questões e dúvidas pubertárias de forma afirmativa.
Ao nível das competências, contribuir para que cada aluno/a seja capaz de:
Identificar as mudanças pubertárias: no corpo, nas relações pessoais entre os sexos e a nível do desejo sexual e das sensações eróticas;
Distinguir os caracteres sexuais primários e secundários dos dois sexos;
Reflectir de forma crítica sobre a natureza sexista do grupo de pares.
Conteúdos mínimos
Puberdade como um importante período do desenvolvimento humano marcado pela maturação do sistema reprodutor e pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais.
Modificações que se começam a processar e que podem gerar ansiedade nos adolescentes decorrente ou da desadaptação às normas e padrões dos seus pares e/ou da forma desordenada como ocorrem as mudanças pubertárias e/ou por se sentirem intimidados e inseguros.
Ritmos de desenvolvimento diferenciados e vivência das mudanças de forma diversa.
Bibliografia
FRADE, Alice [et al.]. Educação Sexual na Escola. 2ª Edição. Lisboa: Texto Editora, 1996.
LÓPEZ, Félix; FUERTES, António. Para comprender a sexualidade. Lisboa: Edição APF, 1999.
SANDERS, P. e SWINDEN, L. Para me conhecer, para te conhecer. Lisboa: APF, 1995
2º ciclo | Área 1: O Corpo Sexuado - Tema 2 : Concepção, gravidez e parto
Justificação
A concepção humana decorre da união do óvulo com o espermatozóide, aquando de uma relação sexual, dando origem a uma nova célula, a um novo ser que permanecerá, na generalidade das situações nove meses na barriga da mãe, através do qual será alimentado e protegido até ao nascimento.
Durante a relação sexual uma quantidade de espermatozóides, através da ejaculação, são depositados na vagina e só alguns conseguirão entrar no útero da mulher e chegar à Trompa de Falópio onde se encontra o óvulo. Só um conseguirá atravessar a membrana que circunda o óvulo e realizar a fecundação. O zigoto que resulte dessa união desloca-se até ao útero, em cujas paredes, especialmente preparadas para o efeito, se aninhará. Quando isto acontece a mulher fica grávida.
O zigoto contém todas as características genéticas do pai e da mãe. Todas estas informações estão presentes em cada célula humana, incluindo as sexuais, e são denominadas cromossomas.
Após a instalação da "nova" célula no útero começam a ocorrer modificações no corpo da mulher, designadamente falta de menstruação, alteração nos seios e, por vezes, vómitos.
Os bebés ficam, em média, 38 a 40 semanas na barriga das mães recebendo alimentação e oxigénio através do sangue materno, por intermédio da placenta. O bebé fica ligado à placenta por meio do cordão umbilical.
Ao fim de 9 meses o bebé está preparado para nascer e começam as contracções que vão empurrando o bebé, em direcção à vagina, o que se denomina "trabalho de parto". Nesse momento a mãe também faz força ajudando a empurrá-lo até todo o corpo sair. A seguir é cortado o cordão umbilical e o bebé chora, o que o ajuda a encher os pulmões de ar e libertá-los dos restos do líquido amniótico.
Objectivos pedagógicos
Ao nível dos conhecimentos, contribuir para que cada aluno/a adquira saberes relacionados com:
A concepção: fecundação, zigoto, cromossomas, ...;
A gravidez: tempo médio de gestação, placenta, cordão umbilical, ...;
O parto: contracções, "trabalho de parto", líquido amniótico,...
Ao nível das atitudes/comportamentos, contribuir para que cada aluno/a fique predisposto a:
Compreender que podem existir formas diferentes de sermos concebidos e de nascermos;
Respeitar os outros relativamente às sua histórias individuais desde o nascimento;
Reconhecer que existem diferenças no desenvolvimento fetal com repercussões após o nascimento.
Ao nível das competências, contribuir para que cada aluno/a seja capaz de:
Compreender a concepção humana;
Identificar os diferentes aspectos que se relacionam com o processo da gravidez;
Entender alguns aspectos relacionados com o parto.
Conteúdos mínimos
Concepção: união do óvulo com o espermatozóide
Fecundação: perfuração da membrana do óvulo por um espermatozóide na Treompa de Falópio
Parto: "Trabalho de parto", contracções, choro...
Bibliografia
FRADE, Alice [et al.]. Educação Sexual na Escola. 2ª Edição. Lisboa: Texto Editora, 1996.
HARRIS, R.H. Vamos falar de sexo. Lisboa: Terramar, 1994
LÓPEZ, Félix; FUERTES, António. Para comprender a sexualidade. Lisboa: Edição APF, 1999.
2º ciclo | Área 1: O Corpo Sexuado - Tema 1
Justificação
Uma das principais diferenças anatómicas e fisiológicas no corpo do homem e da mulher prende-se com a constituição dos órgãos sexuais internos e externos.
Na puberdade, o cérebro começa a enviar elevadas concentrações de hormonas para a glândula pituitária fazendo com que esta liberte dois tipos de hormonas em maior quantidade, sendo estas responsáveis pelo desenvolvimento dos óvulos nos ovários das raparigas (ovulação) e pela produção de células sexuais masculinas (espermatozóides) nos testículos dos rapazes.
As principais hormonas sexuais são a testoterona para os rapazes, que estimula a produção de espermatozóides, e os estrogéneos e a progesterona para as raparigas, que desencadeiam a activação dos ovários e a produção de óvulos. Estas hormonas também são responsáveis pelo aparecimento dos caracteres secundários de ambos os sexos.
Alguns órgãos genitais masculinos como o pénis e os testículos encontram-se externamente. Nas raparigas, os órgãos genitais externos são constituídos pelos lábios vaginais, o clítoris e os orifícios da uretra e da vagina.
A maioria dos rapazes e das raparigas consideram a ejaculação e a menstruação como as mudanças mais importantes da puberdade.
Objectivos pedagógicos
Ao nível dos conhecimentos, contribuir para que cada aluno/a adquira saberes relacionados com:
As semelhanças e diferenças anatómicas e fisiológicas entre rapazes e raparigas
Os órgãos genitais externos masculinos e femininos
As hormonas e as células sexuais masculinas e femininas
Ao nível das atitudes/comportamentos, contribuir para que cada aluno/a fique predisposto a:
Compreender que existem diferenças entre os sexos
Aceitar as características anatómicas e fisiológicas do seu sexo
Respeitar os outros relativamente às suas diferencças anatómicas e fisiológicas
Ao nível das competências, contribuir para que cada aluno/a seja capaz de:
Identificar as diferenças anatómicas e fisiológicas entre sexos
Distinguir os diferentes órgão genitais externos de raparigas e rapazes
Reconhecer o papel das hormonas e células sexuais no desenvolvimento pubertário
Conteúdos mínimos
Diferenças anatómicas e fisiológicas nos órgãos sexuais de rapazes e raparigas
Constituição dos órgãos genitais externos masculinos e femininos
Existência de células e hormonas sexuais masculinas e femininas
Bibliografia
HARRIS, R.H. Vamos falar de sexo. Lisboa: Terramar, 1994
LOPÉZ, F. e FUERTES, A. Para compreender a sexualidade. Lisboa: APF, 1999
REIS, Isabel [et al.]. A Sexualidade. Lisboa: Impala, 2003
Sexualidade: Desenvolvimento Sexual. Portal da Saúde Sexual e Reprodutiva www.apf.pt
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