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terça-feira, 9 de agosto de 2022

Infecções Sexualmente Transmissíveis

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Sem Preservativo? Só Beijinhos! Ep.03

Sem Preservativo? Só Beijinhos! Ep.02

Sem Preservativo? Só Beijinhos! Ep.01



A OMS define que a "sexualidade faz parte da personalidade de cada um, sendo uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, portanto a saúde física e mental".

Atualmente, ocorre por parte de alguns estudiosos, a tentativa de afastamento do conceito de sexualidade da noção de reprodução animal associada ao sexo. Enquanto que esta noção se prende com o nível físico do homem enquanto animal, a sexualidade tende a se referir ao plano psicológico do indivíduo. Além dos fatores biológicos (anatômicos, fisiológicos, etc.), a sexualidade de um indivíduo pode ser fortemente afetada pelo ambiente sócio-cultural e religioso em que este se insere. Um exemplo disto é que em algumas sociedades, na sua maioria orientais, promove-se a poligamia ou bigamia, ou seja, a possibilidade ou dever de ter múltiplos parceiros.

Em algumas partes do mundo a sexualidade explícita ainda é considerada como uma ameaça aos valores político-sociais ou religiosos.

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Educação Sexual - Qual a hora certa de conversar com os filhos?

Os benefícios da educação sexual para adolescentes

Homens na andropausa - quais os sintomas e o que muda na saúde do homem?

Documentário - Canto de Cicatriz - casos de abuso e a exploração sexual comercial

Sem Preservativo? Só Beijinhos! Ep.04

Educação sexual para filhos 3/3 | Identificando o abuso sexual infantil

Educação sexual para filhos 2/3 | Como prevenir o abuso sexual infantil

Educação sexual para filhos 1/3 | Quando e como falar sobre sexualidade com as crianças

Sofia e a Educação Sexual (1974)

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Educação sexual e sexualidade saudável

Educação Sexual - Histórico


As discussões sobre a inclusão de temáticas relativas à sexualidade humana no currículo das escolas de ensino fundamental e médio vem se intensificando desde a década de 1970. Acredita-se que isso se deu provavelmente em função das mudanças comportamentais dos jovens dos anos 1960, mas principalmente pelas cobranças por parte dos movimentos feministas e de grupos que pregavam o controle da natalidade. Há registos de discussões e de trabalhos em escolas desde a década de 1920.

Especificamente no caso do Brasil, a retomada contemporânea dessa questão deu-se juntamente com os movimentos sociais que propunham, com a abertura política (1974-1988), repensar, de forma crítica, o papel da escola e dos conteúdos por ela trabalhados. Mesmo assim, as ações práticas, tanto na rede pública como na rede privada de ensino, não foram muitas.

A partir de meados dos anos 1980, a demanda por trabalhos na área da sexualidade nas escolas aumentou em virtude da preocupação dos educadores e de toda a população com o grande crescimento da incidência de gravidez indesejada entre as adolescentes e principalmente com o risco crescente da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana entre os jovens.

Educação sexual


Educação sexual é o ensino sobre a anatomia, a psicologia e aspectos comportamentais relacionados à reprodução humana. Costuma ter, como principal público alvo, os adolescentes, visando à construção de uma vida sexual saudável e a prevenir problemas como a gravidez indesejada, as doenças sexualmente transmissíveis, abuso sexual. "A discussão acerca da sexualidade no contexto da educação envolve a prática de projectos abrangentes que visam oferecer espaços para reflexões emancipatórias relacionadas aos fenómenos afectivos e sexuais. Do carácter informativo até a problematização da sexualidade e do género, a educação sexual é disciplina em evidência na contemporaneidade por sua necessidade histórica, política, social e humana". 

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